skip to Main Content

Um dos serviços prestados na Organização Digital é a consultoria online.

É um processo útil por evitar deslocamentos (do profissional ou do cliente), principalmente quando a distância é grande.

Por exemplo, nesse momento, a Prisma Vida Digital (RJ) está atendendo uma cliente de São José dos Campos (SP).

Mas existem dúvidas como é feita a contratação e a prestação do serviço de consultoria online.

Para contribuir com a visão de uma profissional que realiza vários atendimentos nessa modalidade, convidei a Alice Santos da Avesso do Caos.

Desde que criou a Avesso do Caos (em 2015), o formato de atendimento da Alice como profissional de Organização e Produtividade sempre foi o de consultoria online. Seja para organizar espaços, rotina, estudos, metas ou o mundo digital.

A consultoria online possibilita flexibilidade, interação com pessoas que, de outra forma, não teriam acesso a organização. Também facilita a conciliação de horários com o cliente. Além de economizar tempo de deslocamento.

O atendimento online acontece da mesma maneira que o presencial, apesar de algumas pessoas acharem que existe perda no fato de não estarmos presencialmente. No caso da Alice, ela comprovou que isso era um mito! Nos atendimentos, ela interage ao vivo, vendo e ouvindo o cliente, ao mesmo tempo em que ele a vê e escuta. A tecnologia nos proporciona isso. Basta uma boa conexão com a internet.

Todo o processo é online. Ela usa o Calendly para agendamento das sessões. O Appear.in para realização das sessões. O Trello para interagir com o cliente (documentando ações e atividades, anexando materiais de apoio e registro das sessões). E o pagamento é feito por transferência bancária ou PayPal.

Quando a gente fala de Organização Digital ela até acha que a consultoria online é um facilitador, afinal, o objetivo é justamente estruturar e facilitar a vida digital dos clientes.

E isso significa entender e melhorar o uso dos dispositivos e informações digitais.

Nada mais natural que usar o mesmo ambiente para realizar a organização.

A consultoria online pode ser feita com o acesso ao computador do cliente remotamente, com compartilhamento de tela e interação para demonstrações, por exemplo.

A Organização Digital é uma área muito abrangente e com inúmeras possibilidades de atuação.

A Alice atua dando suporte para que o cliente organize sozinho. Ou seja, passando conhecimento e técnicas, ajudando a estruturar o processo de gestão das informações digitais e a taxonomia pessoal para uso mais produtivo das ferramentas e dispositivos digitais.

É importante lembrar que cada cliente possui um perfil de uso da tecnologia e características de personalidade diferentes. E isso interfere diretamente no trabalho, dando à consultoria o caráter de um serviço personalizado para que tenha resultados.

A parte mais importante da consultoria está em levantar informações, seja entendendo o perfil comportamental do cliente, seja analisando seus dispositivos digitais. Esse levantamento pode ser feito através de formulários e exercícios, conversa direta com o cliente durante as sessões e acesso e análise dos seus dispositivos.

A partir daí, o consultor pode customizar o serviço à necessidade do cliente, buscando ferramentas e sugerindo novos hábitos, estratégias e configurações de utilização das tecnologias e informações digitais.

É um trabalho de troca constante com o cliente que participa ativamente do processo.

Ainda que, em alguns casos, você possa fazer cópia dos arquivos para organizá-los, o cliente precisará definir a estrutura de pastas e classificação das informações (taxonomia), além de validar quanto a remoção de informações duplicadas, por exemplo.

É um serviço minucioso que facilita muito a vida do cliente que pode contar com uma ajuda experiente para lidar com as novas tecnologias e se sentir no controle do seu uso.

Quer conhecer mais sobre o trabalho da Alice? Visite o Avesso do Caos.

Alice e eu estamos à disposição para fornecer mais informações sobre consultoria em Organização Digital!

Entre em contato! Vamos trabalhar juntos?

Back To Top