skip to Main Content

Fotografias tem o poder de nos transportar para o lugar e o momento em que foram registradas.

Entre meus clientes e amigos há um senso comum que perder as fotos antigas representa a perda de uma parte da sua história.

E você sabe que suas fotos mais antigas estão em um álbum dentro de uma caixa em um armário, não é mesmo?

Quando precisar vê-las, elas estarão lá! Mas você não sabe em que situação elas se encontram…

Mofo, traças e a deterioração da cola do álbum são alguns inimigos das suas valiosas fotos.

Vamos cuidar disso?

Para um cliente, precisamos fazer um inventário das fotos para realizarmos esse projeto. Projeto? É isso mesmo! Um projeto! Você terá uma série de ações com uma data para entrega.

Se você quiser fazer por conta própria, sugiro fazer um álbum de cada vez. Pessoas que decidem fazer o inventário inteiro tendem a desistir, por causa do grande tempo necessário.

Há uma decisão importante nesse momento de digitalizar suas fotos impressas: manter ou reciclar as fotos físicas. Ou apenas algumas especiais.

Independente da resposta, sempre uso etiquetas nas fotos físicas, para fazer a conexão com a foto digital (que terá o mesmo nome dado na etiqueta). Por exemplo: ALB_002_IMG_008.jpg.

Um ponto de atenção são as fotos com anotações no verso que devem ser digitalizadas também!

Se as fotos serão recicladas, você não precisará devolvê-las ao álbum, mas devem ser enviadas para reciclagem (ou outro destino que você queira).

O processo de digitalização propriamente dito deve ser padronizado, para otimização do tempo. No meu caso, uso um scanner (digitalizador) que é capaz de fazer 4 fotos (10 cm x 15 cm) por vez.

Mas esse arquivo digital será editado para gerar as 4 fotos com nomes diferentes (de acordo com a etiqueta).

No projeto mais recente, incluindo etiquetagem e montagem de caixas de papelão utilizadas para guarda dos álbuns, fechei com uma métrica de 2m30s por foto. Foram 2.405 fotos (incluindo versos) com um esforço de 11,5 dias, se fosse possível dedicar-se apenas a essas tarefas, por 8 horas diárias.

Sugiro que você avalie se você tem disponibilidade e disposição para fazer isso.

Se não tiver, converse com um profissional de Organização Digital e solicite um orçamento.

Sua história deve ser preservada, não acha? E, fotos digitais são muito mais fáceis de serem compartilhadas com a sua família e amigos.

Será uma surpresa no grupo da família no WhatsApp, ao receberem alguns momentos recuperados da história familiar.

Seja o responsável por essa alegria!

Vamos trabalhar juntos?

Back To Top